Insetos pragas são todos aqueles que trazem prejuízos as nossas plantas, seja pelo consumo direto das plantas, (raízes, caules, folhas, flores ou frutos) ou pela transmissão de doenças. A classe inseto é altamente adaptável e muito prolífera, dificultando a produção de qualquer tipo de plantas sem o surgimento de insetos. Os insetos são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três segmentos (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum. Pertencem à classe Insecta do filo Arthropoda e a ciência que se dedica a estudar os insetos é conhecida como Entomologia.
São insetos que nos ajudam combater os insetos pragas. Estes insetos são predadores dos insetos pragas e por isto é de vital importância que você os conheça para evitar que você pense em combatê-los, afinal, eles não causam nenhum mal a suas plantas e ainda lhe ajudam a afastar os insetos pragas. Os inimigos naturais mais conhecidos são os predadores, como as joaninhas, louva-deus, aranhas, bichos lixeiros e vespas, que se alimentam de inúmeros indivíduos de uma determinada espécie de praga. Os parasitóides pertencem à outra categoria de inimigos naturais e, em sua maioria, são vespas diminutas que se desenvolvem no interior ou sobre o corpo da praga.
*As vespas parasitam as lagartas e as joaninhas se alimentam de pulgões
As hortaliças são atacadas por numerosas espécies de pragas. Entre as mais importantes estão: 1. LAGARTAS – Perfuram as folhas das hortaliças para se alimentar. As mais agressivas como a lagarta mandarová, quando aparecem na horta, destroem completamente a folhagem. Há outras como a lagarta-rosca que cortam o caule das mudinhas e estas assim atacadas, ficam impedidas de crescer. Outras lagartas conhecidas como “brocas” perfuram e penetram em frutos como tomate, berinjela, pepino e abobrinha. Uma vez que as brocas penetram nos frutos ficam difíceis de serem controladas e os frutos atacados ficam inutilizados.
2. MINADORES – São pequenas lagartas ou larvas de moscas (cerca de 1 cm de comprimento) que abrem canais (minas) nas folhas, que quando muito atacadas secam e caem.
3. VAQUINHAS – São pequenos besouros (cerca de 8 mm de comprimento) cujos adultos atacam as folhas, perfurando-as, e cujas larvas atacam as raízes das hortaliças. As mais comuns em hortas apresentam coloração verde e amarela, sendo chamadas de “vaquinhas patriotas”, fáceis de serem reconhecidas. Podem aparecer nas hortas vaquinhas de outras espécies, com coloração diferente.
4. FORMIGAS – Cortam as folhas das hortaliças e carregam esses pedaços para os seus ninhos.
5. GAFANHOTOS – São devoradores vorazes de plantas. Quando aparecem em grande número, podem destruir completamente a horta.
6. PULGÕES – São pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas. São capazes de se multiplicar com bastante rapidez. Os pulgões secretam substâncias açucaradas que atraem formigas e favorecem o desenvolvimento de fungos que cobrem a superfície das plantas, dificultando a respiração e a fotossíntese do vegetal. Alguns podem transmitir doenças às plantas.
7. PERCEVEJOS – Também são insetos sugadores. Como exalam mau cheiro são conhecidos também como “marias-fedidas”.
8. MOSCAS BRANCAS – Pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) sugadores. Os adultos se assemelham a moscas e são encontradas pousadas em grande número na face inferior das folhas. As formas imaturas apresentam corpo transparente e são difíceis de serem notadas. Podem transmitir doenças às plantas. Também secretam substâncias açucaradas que atraem formigas.
9. TRIPES – São insetos muito pequenos (cerca de 3 mm de comprimento) de coloração preta ou amarela, que vivem escondidos nas flores e brotações e por isso são difíceis de serem observados. Podem transmitir doenças às plantas.
10. COCHONILHAS - São pequenos insetos (cerca de 5 mm de comprimento), cujas fêmeas são encontradas fixadas sobre folhas, caules e raízes e tem o corpo protegido por escama. Há espécies em que as fêmeas são móveis e não são recobertas por escama. Os machos são voadores. Secretam substâncias açucaradas que atraem formigas.
11. ÁCAROS – Pertencem à mesma classe das aranhas e são muito pequenos, só observamos com uso de lupas. Alimentam-se sugando as plantas. Algumas espécies são percebidas por construírem teias como as aranhas. Além de sugarem as plantas podem transmitir-lhes doenças.
12. LESMAS E CARAMUJOS – Atacam as partes tenras das hortaliças.